Escuteiro é aquele que vai a todos os bivaques, raids e acampamentos?
NÃO!
Escuteiro é algo que traz dentro de nós aquela vontade de desbravar, de aprender com a aventura e depois passar adiante a experiência que resultou dessa aventura.
Escuteiro é aquele que não sabe dizer o porquê de ser escuteiro (porque os sentimentos mais puros e profundos são difíceis de explicar), mas que permanece pelo simples prazer de o ser.
Escuteiro é aquele que, olhando a escarpa rochosa da montanha, as suas mãos tremem, mas não desiste. Não desiste porque sabe que as dificuldades devem ser enfrentadas e vencidas.
É aquele que levanta a voz perante as injustiças, que dá a sua vida pelo próximo.
Escuteiro é aquele que, sabe que, se não apoiar os outros e se não se apoiar neles, a vida, na grande jornada da terra, terá sido vazia e fútil.
É aquele que sabe que o melhor tecto é o céu. Que sabe que, mesmo à noite frente aos maiores perigos, pode levantar os olhos e deparar-se com o cruzeiro-do-sul, símbolo da fé e da esperança em Deus.
Escuteiro é aquele que reconhecendo o erro, tenta aprender e apreender o certo. É aquele que sabe que a natureza humana é fraca, mas moldável quando se deseja torná-la boa e generosa.
Escuteiro é aquele que não impõe a sua vontade, mas que leva os outros sabiamente a colaborar com ele.
É aquele que sabe que todo o ser humano tem dignidade e que luta para que este não se perca.
É aquele que antes de tudo procura conhecer-se.
É aquele que sabe que enquanto houver estrelas há esperança e que, apesar de todas as desventuras, acredita no Grande Chefe, Deus.
É aquele que não vira as costas às dificuldades que aparecem, é ser filho de Deus e tentar ser 'um instrumento da sua obra'.
Ser escuteiro é aprender a crescer, é aprender a ser Homem, é aprender a ser humano, é aprender a ajudar o próximo.
Ser escuteiro não é ser mais nem menos do que os outros, apenas é ser DIFERENTE.
Tendo um "lenço ao pescoço", temos o dever de dar o exemplo de bons cidadãos.
"Uma vez escuteiro, escuteiro toda a vida"